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  1. Informações Sobre Pneus

Informações Sobre Pneus

Informação Técnica de Pneus

COMO SABER A IDADE DO PNEU? QUAL É O ANO DE FABRICAÇÃO DO MEU PNEU? COMO LER O DOT? 

Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu, você tem que ler o código DOT que vem estampado nele. DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois há três ou quatro números dependendo de quando foi produzido: 

Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números representam a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois representam o ano.

 Exemplo: DOT AX 3003 

30 é a semana 30 do ano. 03 é o ano 2003.

 Pneus antes do ano 2000 tem apenas 1 dígito para o ano. 

Exemplo: DOT AX 148 

14 é a semana 14 do ano. 8 é o ano de 1998 

 

COMO SABER SE MEU PNEU É SIMÉTRICO OU ASSIMÉTRICO?

Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. Se o pneu for simétrico o desenho será igual nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será assimétrico. 

 

COMO SABER EM QUAL PAÍS FOI PRODUZIDO O MEU PNEU? 

Em todos os pneus é obrigatório constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados, normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi fabricado na Coréia do Sul: Made in South Korea.

 

COMO LER A MEDIDA DE UM PNEU?

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro.

Exemplo: 175/70R13 

175 representa a largura do pneu em milímetros, 70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 e 13 é o diâmetro interno do pneu, neste caso 13 polegadas. É também utilizado para identificar qual o tamanho de roda (em polegadas) que serve naquele pneu. A letra R na medida, significa que o pneu tem construção Radial. 

 

CONFIRA NO VÍDEO ABAIXO OS DETALHES DAS MEDIDAS:

 

O QUE É O NÚMERO DO TREADWEAR? 

Este número pode variar de 60 a 700, e quanto maior o número, maior rendimento quilométrico terá o pneu. Por exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Vale lembrar, que nem sempre um pneu que dura mais é um pneu melhor, pois um pneu macio que tem maior aderência, poderá durar menos, mas oferecer um melhor desempenho em curvas e frenagens. 

 

O QUE É A LETRA DE “TRACTION” ESCRITA NO PNEU? O QUE SIGNIFICA TRACTION?

É um índice baseado na capacidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA , A , B e C , AA sendo o mais alto e C o mais baixo. 

 

O QUE SIGNIFICA AS LETRA DE “TEMPERATURE” ESCRITO NO PNEU? 

O índice de temperatura escrita no pneu indica a capacidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo dele. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só se aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão descrito no manual do carro. Inflação, excesso de velocidade ou excesso de peso, faz com que o pneu aqueça mais rapidamente, causando seu desgaste precoce e, possivelmente ocasionando falhas no desempenho.

 

COMO LER MEDIDAS COM "X" NA MEDIDA? O QUE SIGNIFICA O "X" NA MEDIDA DO PNEU? É EM POLEGADAS? 

Sim, estas medidas estão em polegadas.

Exemplo: 31x10.5R15 

31 é o diâmetro total do pneu, 10.5 é a largura do pneu e 15 é o diâmetro da roda. A letra R significa que o pneu tem construção Radial. 

 

QUAL É A VELOCIDADE MÁXIMA DO MEU PNEU? COMO SABER A VELOCIDADE MÁXIMA DO MEU PNEU? COMO LER AS LETRAS DE VELOCIDADE NO MEU PNEU?

Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu, você pode consultar a tabela onde encontra todos os índices e velocidades respectivas. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: na medida 215/45R17 100Y, Y é a letra que designa a velocidade máxima do pneu, neste caso Y representa 300 km/h na tabela. 

  

QUAL É O PESO MÁXIMO QUE MEU PNEU SUPORTA? ÍNDICE DE PESO POR PNEU? COMO LER ÍNDICE DE PESO? 

Para saber o peso máximo o seu pneu suporta, você também pode conferir na tabela de índices de carga. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida. Exemplo: na medida 205/70R16 112S, 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. 

 

Tabela de índice de carga para pneus de moto, carro e SUV.

 

Tabela de índice de carga para pneus de caminhão.

 

Tabela de índice de velocidade dos pneus.

COMO SABER SE O PNEU VEM COM LETRAS BRANCAS OU PAREDE BRANCA? ESTOU NO SITE DO FABRICANTE, COMO SEI SE A MEDIDA DO PNEU QUE QUERO TEM LETRAS BRANCAS?

Na lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada um significa: 

Tipo de pneus com letras brancas: OWL: Outlined White Letters, RWL: Raised White Letters, ROWL: Raised Outlined White Letters, ORWL: Outline Raised White Letters, WO: Outlined White Letters 

Tipo de pneus com letras pretas: RBL: Raised Black Letters, OBL: Outlined Black Letters, BL: Black Letters 

Pneu com Parede Branca: WSW: White Side Wall 

Pneu com Parede Preta: BSW: Black Side Wall

 

QUAIS MATÉRIAS PRIMAS SÃO UTILIZADAS EM UM PNEU?

 - Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero - Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de matérias-primas - Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido às suas propriedades e por acumular baixo calor - Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro - Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão - Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixo calor - Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização - Accelerators são compostos orgânicos complexos que aceleram a vulcanização - Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco - Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio - Tecido têxtil reforça a carcaça do pneu.

 

QUANTOS ANOS DURAM UM PNEU? DURABILIDADE DO PNEU? QUAL É A VIDA ÚTIL DE UM PNEU?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, além das condições de uso do pneu. As pistas no Brasil não são muito boas levando os pneus a durarem menos do que em países como Estados Unidos e países da Europa. A durabilidade também depende das condições de manutenção do veículo, calibragem correta e do índice de treadwear daquele modelo, portanto, cada pneu apresenta uma durabilidade bastante diferente em relação a outros.

 

QUANTOS ANOS DE GARANTIA TEM UM PNEU?

 O tempo de garantia legal para os pneus vendidos no Brasil é de 5 anos para defeitos de fabricação.

 

QUAIS SÃO OS MAIORES PERIGOS A UM PNEU? SITUAÇÕES A EVITAR? PROBLEMAS COMUNS A UM PNEU? ATÉ QUE PONTO É SEGURO USAR UM PNEU?

 Sub-inflação: andar com o pneu mais vazio do que o indicado, faz com que o pneu se desgaste mais na parte de fora, deixando a área central muito menos desgastada. 

Excesso de Inflação: andar com o pneu com mais ar do que o recomendado resulta na área central sendo forçada em contato com a estrada, causando desgaste rápido no centro e ombros do pneu. 

Os Erros de Alinhamento: um exemplo típico do desgaste provocado por erro de alinhamento na roda da frente é o desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão no pneu ou observar que uma parte apresenta maior desgaste em relação a outra. 

Fim de Vida: quando um pneu atinge o final da vida, chegando ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetro, ele ainda parece ter vida útil, porém já não é mais seguro utilizá-lo, por isso é importante ficar atento ao TWI, que indica o desgaste. 

Travagem de Emergência: uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastam rapidamente, causando deformação da área de contato com o solo. 

Objetos na pista: podem causar danos consideráveis, como cortes, rasgos, bolhas e deformações.

 

O QUE SIGNIFICA TT?

TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu. Normalmente quando um pneu é TT, as palavras Tube Type também estão estampadas. Hoje em dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT, já que é uma tecnologia antiga que vem sendo substituída pela TL.

 

O QUE SIGNIFICA TL? 

TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.

 

O QUE SIGNIFICA AS LETRAS P, LT, ST, T NA MEDIDA DO PNEU? 

Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu, mas são opcionais, portanto nem sempre aparecem estampadas no pneu. P: Indica que é para carro de passeio (Passenger Car). LT: Indica que é para camioneta (Light Truck). ST: Indica que é para Trailer especial (Special Trailer). T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.

 

É COMUM MEU PNEU FAZER BARULHO? POR QUE MEU PNEU FAZ BARULHO? 

Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente.

 

É COMUM MEU PNEU VIBRAR? POR QUE MEU PNEU VIBRA? 

Não. Se seu pneu vibrar pode ser que não está calibrado corretamente, ou com problemas de balanceamento da roda. É importante verificar a causa, evitando o desgaste prematuro.

 

É IMPORTANTE ALINHAR MEU PNEU? POR QUE ALINHAR MEU PNEU? 

Pneus desalinhados causam desconforto ao dirigir, pois o veículo tende a “puxar” para os lados, fazendo com que os pneus se desgastam mais rápido e que tenha uma vida mais curta. Também pode causar danos a suspensão do veículo.

 

COMO ENCONTRAR A PRESSÃO DE AR DO PNEU (CALIBRAGEM)? 

Você encontra a pressão ideal no manual do seu veículo, ou na etiqueta que informa a pressão para cada pneu, geralmente fixada na tampa do tanque de combustível ou na porta dianteira esquerda.

 

COMO SABER SE MEU PNEU É DIRECIONAL? HÁ UMA DIREÇÃO ESPECÍFICA PARA MONTAR MEU PNEU NA RODA? 

Pneus com desenho assimétrico não possuem sentido de direção específica, portanto podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção.  

Pneus que só podem ser usados em um sentido, normalmente possuem uma flecha indicativa estampada no pneu com a direção correta a ser seguida.

 

POR QUE UM PNEU LISO É PERIGOSO? 

Pneus lisos passam a ter os canais de escoamento de água menores que o ideal, e portanto não oferecem a segurança que deveriam em pista molhada, podendo causar aquaplanagem e perda de controle do veículo.

 

COMO SABER SE ESTÁ NA HORA DE TROCAR MEU PNEU? QUE TESTE POSSO FAZER PARA VER SE MEU PNEU ESTÁ MUITO LISO?

Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida, chamado TWI, que são pequenas faixas de borracha na banda de rodagem, que indicam quando o pneu chegou ao limite.

 

COMO SABER SE MEU PNEU FOI CERTIFICADO PELO INMETRO? QUAL É A ESTAMPA DO INMETRO NO PNEU? 

Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo com uma letra N. Do lado do logo do Inmetro há um código específico para cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil tem que ter a estampa do Inmetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.

  

COMO SABER SE MEU PNEU É TUBELESS, NÃO USA CÂMARA DE AR?

Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless (não usam câmara de ar) mas se você quer ter certeza procure a palavra "Tubeless" estampada no seu pneu.

 

O QUE É PROTETOR DE BORDA (RIM PROTECTION)? PARA QUE SERVE? 

Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada e mais grossa, que além de ser mais resistente, protege a borda da roda, pois o pneu fica um pouco mais para fora.